Ficha: Tóquio

Sétimo dia da semana japonesa

Olá! Acabei de me inscrever no prédio Senbozakura!! E estou no andar 12, me visite lá quando puder. E falando nisso estou recrutando Síndicos e Síndicas para meu prédio, mas só vou abri-lo quando tiver ajuda. E este post é o de hoje porque o último post estava pendente, mas enfim.


População :  13,35 milhões de habitantes
Área total : 2,189 08 Km²  
Data de fundação : 1457

História :
 A fundação formal de Tóquio foi em 1457, quando um membro do clã Uesugi , Dokan Ota , construiu o Castelo de Edo, assim a área que rodeava o castelo começou a se chamar Edo . Shogunato Tokugawa , que havia tomado o castelo em 1590 e que tinha o controle quase absoluto do Japão, estabeleceu seu governo em Edo, em 1603, isso deu início ao Período Edo, na história japonesa. Edo ( Antigo nome de Tóquio ) cresceu e por volta do século XVIII se tornou uma das cidades mais populosas do mundo com mais de 1 milhão de habitantes. E no mesmo período , todas as casas eram feitas de madeira , o que resultou no " Grande incêndio de Edo " , em 1657 , que causou mais de cem mil mortes .
  No final do ano de 1868, com o caso do Shogunato( regime feudal existente no Japão até à idade moderna ) em todo o Japão e o início da Restauração Meiji , o Imperador se mudou ao Castelo Edo, convertendo no Palácio Imperial do Japão e estabeleceu a mesma alteração de nome de Edo para Tóquio, "a capital do leste" . E em 1871 aboliram-se os feudos, e formalmente criaram-se as prefeituras, entre elas a Prefeitura de Tóquio , e ao ano seguinte a prefeitura expandiu-se ha área ocupada pelos 23 bairros especiais que atualmente possui.



Tóquio na Segunda Guerra Mundial :

-Os bombardeios mais pesados atingiram Tóquio em 1944 e 1945, destruindo aproximadamente um terço da cidade, e matando aproximadamente 150 mil pessoas. Milhões de pessoas decidiram abandonar Tóquio. Mas foi novamente reconstruída após o fim da guerra. Porém, esta reconstrução foi desorganizada. Prédios e vias públicas foram apenas construídas onde havia espaço. Poucos anos após o fim da guerra, Tóquio novamente vibrava como um centro comercial, e sua população começou a crescer novamente. Em 1947 Tóquio foi reestruturada com a redução de 35 para 23 bairros. Tóquio experimentou o chamado "milagre econômico" durante as décadas de 1950 e 1960.  MAIS INFORMAÇÕES : Aqui .



Economia 

( Tóquio tá podendo hein o.O ) : Tóquio é a cidade com maior produto interno bruto (medido pelo seu poder de compra) do mundo, calculado em 2008 em US$1,4 trilhão , também sendo o principal centro financeiro da Ásia e para terem uma ideia , se fosse um país independente, Tóquio seria a 12ª maior economia do mundo, ficando na frente até da Espanha e Canadá . As companhias famosas Sony, Toshiba e Hitachi se encontram em Tóquio . 
 Por ser um dos principais pontos históricos e culturais do Japão, a prefeitura de Tóquio recebe mais da metade dos turistas internacionais que chegam ao país. Anualmente, 2,6 milhões de pessoas que visitam Tóquio . Este intenso fluxo de turistas torna-a a sexta cidade mais visitada do mundo . Também é um dos principais centros de moda do mundo .


Governo :  

Tóquio não é tecnicamente uma cidade, mas sim, uma das 47 províncias do Japão. Está dividida em 23 bairros e 39 cidades e vilas diferentes ( digamos que o nome" Tóquio " , pode se referir á capital e a " Região Metropolitana de Tóquio " ) .Os habitantes de Tóquio elegem um governador para mandatos de quatro anos de duração. Leis provinciais são discutidas e aprovadas por uma Assembleia Metropolitana. Seus 127 membros são eleitos pela população da província para mandatos de quatro anos de duração.  
Segurança :  O crime nas ruas de Tóquio é muito raro, mesmo de noite . Existem pequenas estações de polícia em todos os quarteirões. Se acabar se perdendo ou precisar de ajuda , esses locais são recomendados . Também ouvi dizer que se você sair para as ruas no Japão depois das 10 horas da noite , sozinho, aparentando ser menor de idade , pode vir policiais perguntando sua idade e se acabar sendo de menor , eles irão comunicar isso á sua escola e para sua família ( ou seja , menor de idade não pode andar na rua sozinho após as 10 horas ) . 


Clima : 

45% do ano em Tóquio , é composto por dias chuvosos , 40% de dias nublados , 10% de dias ensolarados e 5% com neve . Suas temperaturas vão de 2,4ºC ( mínima ) até 32,4ºC ( máxima ) e sua temperatura média anual é de 14,7ºC .



Curiosidades : 

#
 Devido ao riso de terremotos , a maior parte dos seus edifícios não tem mais de 10 andares.   
#
 A maior parte da população de Tóquio é budista . 
#
 A maioria das pessoas usam vestimentas ocidentais, no dia a dia. Algumas pessoas mais velhas ainda usam o quimono . Roupas tradicionais japonesas são usadas geralmente apenas em dias ou eventos especiais. 
# Pelo que eu ouvi , em Tóquio , todo mundo se veste do seu jeito , como se estivesse criando um "personagem" próprio .
#
 Cada loja de roupa em Tóquio ( talvez no Japão em geral ) , tem o seu próprio estilo , não é que nem aqui no Brasil onde você encontra a mesma moda em todas as lojas , digamos que cada uma tem sua " marca registrada " , com roupas diferenciadas em cada lugar . 
#
 Tóquio possui a maior torre de TV do mundo , com 643 metros de altura , chamada Tokyo Sky Tree . E também é a segunda maior estrutura do mundo .
#
 Dizem que Tóquio é a cidade mais cara do mundo , possuindo um custo de vida alto . - O significado do nome Tóquio é " Capital do Leste " . 
#
 Existe uma réplica da Torre Eiffel em Tóquio , mas com 9 metros maior que a original , chamada de " Torre de Tóquio " 
# Em quase todas as esquinas , há uma loja de conveniência ( Konbini-se encontra de tudo neles ) , isso não vale só para Tóquio , mas no Japão em geral .
 
#
 Os esportes favoritos da cidade são : Judô , futebol , boliche , tênis  , golfe , sumô e principalmente beisebol .   
#
 Mesmo Tóquio sendo uma cidade grande , não se encontra lixos nas ruas , nem mesmo em seus principais centros . E pelo o que eu ouvi , se tiver algum no chão , possivelmente foi deixado por algum turista . 
#
 Outra coisa que não se escuta em Tóquio e no Japão todo , é a buzina , os motoristas são bem pacientes e por isso não há tantos carros correndo como se vê aqui no Brasil . 



Pontos Turísticos:    



Akihabara : Nesse bairro é onde se concentra um dos maiores complexos de lojas de tecnologia do mundo , ainda mais que possui várias lojas especializadas em mangás , jogos , animes e etc ( muitas mesmo , dizem que tem prédios apenas voltados para essa cultura ) . Não só isso , mas como também se encontra Maids Cafés e um dos maiores Pachinkos do Japão ( cassinos ) , onde em vez de ganhar dinheiro com jogos de azar , ganha prêmios como brinquedos ou outros objetos ( por causa que as leis japonesas não permitem esse tipo de jogo envolvendo dinheiro ) . É em Akihabara também que está o teatro do AKB48, um dos grupos pop mais populares do Japão. Ou seja , tecnologia se vê por aqui ( o bairro todo é composto por luzes Neon ) .


Harajuku ( não entendi muito bem , mas acho que Harajuku faz parte de Shibuya ) : Conhecido por ser um ponto de encontro de adolescentes . Digamos que aqui você encontra tudo que é estilo de moda , desde Lolitas até Visual Kei e encontra várias lojas de roupas para jovens ,de grife e etc . Lugares importantes da região incluem a central da NHK. As ruas ficam lotadas nos fins de semana, quando jovens se reúnem para fazer compras e sair com os amigos. Você pode até pedir permissão para os adolescentes com os estilos mais extravagantes , se pode tirar foto deles , que irão deixá-lo á vontade para isso , o que eles querem é ser diferente e serem vistos .


 

Shibuya : É em Shibuya que se localiza a estátua do querido cão Hachiko , sabem , aquele cãozinho que mesmo após a morte de seu dono ,  ficava  esperando o dono na estação de trem . Também possui uma iluminação extravagante estilo neon para todos os lados , dizem  até que um dos bairros mais marcantes de Tóquio , é Shibuya . Também possui lojas de moda e várias lojas de departamento . Outra coisa que recém li , é que é comum alguém ( de agências menores ) chegar e pedir para tirarem uma foto sua para colocar em uma revista , já que os olhos ocidentais no Japão fazem grande sucesso . Fonte : Postagem aqui (gostei muito desse post ) . É bastante conhecido também pelos seus 9 cruzamentos .


Fuji-Q : O parque temático está perto do Monte Fuji. Tem uma série de montanhas-russas ( possui a mais inclinada do mundo aliás ) , sendo várias com velocidades incrivelmente altas que já receberam o recorde de mais rápidas do mundo , tem também uma casa mal assombrada , ou melhor dizendo , um hospital , uma das maiores atrações assombradas do mundo também .Veja um vídeo de brasileiros no Fuji-Q aqui .





Sky Tree : É uma torre de radiodifusão em Sumida, Tóquio . É a mais alta estrutura do Japão e segunda maior do mundo , com 634 metros de altura . Há restaurantes e lojas nela , também pode fazer uma caminhada em seus andares com vista para a cidade . 


Templo Sensoji : É um templo budista e o mais antigo de Tóquio , também sendo o mais famoso de lá , e ao seu lado , se encontra um santuário de Xintoísmo . O templo é o foco da maior e mais popular festival de Tóquio, Sanja Matsuri .Dentro dele, e também em muitos lugares na sua abordagem, há barracas de o-mikuji . Os visitantes podem consultar o oráculo e ter respostas divinas às suas perguntas .




E a semana japonesa acaba aqui.....
Espero que tenham gostado dos posts :D

Kissus

Créditos - ♥♥