Happy Haloween + Lenda: Jack o´Lantern


Olá meus docinhos e Feliz Haloween!!!! Vão pedir Tricks or Treats hoje? Eu costuma pedir mas agora não... Estou começando a ouvir K-pop!! Minhas amigas falam que sou parecida com a Sooyoung por causa das bochechas, mas enfim, hoje vou contar a história de Jack o'Lantern que é um dos principais símbolos do Haloween principalmente na Irlanda, por isso usam tanto abóboras com caretas nesta época, a lenda é curtinha mais eu gostei!! Créditos no final do post.




Essa é uma lenda irlandesa que conta que em 31 de Outubro, Jack um homem perverso, alcoólatra e grosseiro bebeu mais do que devia e enganou o diabo. Tudo acontece quando o Diabo veio para levar sua alma. Desesperado para viver, Jack implora por mais um copo de bebida. Ele, compadecido, concorda. Mas sem dinheiro para seu ultimo trago, Jack pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. Assim ele concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Em desespero para sair Diabo implora e Jack propõe um trato: poderá libertá-lo se ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com sua nova oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem sua esposa e os filhos, vai à igreja e até faz caridade. Mas a mudança não durou muito...

No ano seguinte, na mesma noite de 31 de outubro, Jack está indo para sua casa quando o Diabo aparece  reclamando por sua alma. Jack, esperto como sempre, convence o Diabo de pegar uma maçã de uma árvore. Ele aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pegou o canivete em seu bolso e riscou uma cruz no tronco da  macieira e mais uma vez o Diabo ficou preso. O Diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o Diabo nunca mais o perturbe. Assim ele aceita e Jack o liberta da árvore.


Mas como sorte não dura para sempre, Jack falece um ano depois outros dizem que com o passar dos anos, Jack morreu decapitado (eu prefiro decapitado, tem mais sentido dele ter uma abóbora na cabeça). Assim ele tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. Mas o Diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também negou sua entrada. Mas, com pena da alma perdida,  jogou para ele brasas do inferno para que ele pudesse iluminar o caminho pelo limbo. Jack põe o carvão dentro de um nabo e sai perambulando.

Sua alma penada passou a ser conhecida como Jack O'Lantern ('Jack da Lanterna'). Então criaram uma frase para essa lenda "Quem prestar atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar." Alguns dizem que as abóboras com caretas e luzes dentro e para ajudar a iluminar mais o caminho e ajudar Jack achar o caminho, será que é verdade?








  
Na Irlanda, onde a lenda nasce, era originalmente eram usados Nabos para se fazer as lanternas do Halloween, conhecidas como Jack O’ Lantern, mas com a imigração dos povos europeus para América, acharam as abóboras mais abundantes nos EUA do que os Nabos, e passaram a usá-las até hoje como um símbolo Halloweenico.  Em minha opinião acho que como nabo ficavam mais bizarras pelas cores que ganhava ao passar dos dias mas a abóbora combinou mais pelas cores energéticas e ser uma das cores simbolizantes.  Apesar de mim não ter certeza se a cor laranja (abóbora) já era uma das cores que representavam Halloween, naquela época.


Kisses, See you and Happy Haloween!!!

Total créditos ao Bunny Crazy